Desenvolvimento pessoal e profissional. Por onde começar?

Muitas pessoas me perguntam por onde começar quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional. Um dos grandes passos é enfrentar os medos, em especial o medo da crítica. Pelo medo de ser criticado, muitas vezes a pessoa não arrisca ou acaba por viver a vida de outrem. Consequentemente, ela não descobre o que realmente quer ou deseja. Quero caminhar com você em quatro passos muito importantes. Desenvolva-se e você vencerá o medo da crítica liderando sua vida pessoal e profissional.

1. Pare de ensaiar tragédias em sua mente

Quando a pessoa tem medo de ser criticada, ela começa a ensaiar tragédias na mente e não progride em seus esforços. Observe: eu não vou ser aprovado(a) por essa pessoa, eu vou ser  ridicularizado(a) pelo meu superior, eu vou falhar etc. Quando a pessoa só escuta os enredos que ela cria na mente, ela fica paralisada. Assim, ao invés de inovar, tentar e arriscar, a pessoa passa a imitar o outro. Ela vive dentro de padrões que outros estabelecem para ela. Ao invés de desenvolver o eu mais criativo e capaz, gerar inovação, o indivíduo passa a repetir padrões e pressupostos já ultrapassados pelo medo de ser criticado. Cuidado com as histórias que você conta para você mesmo.

2. Descubra sua verdadeira identidade

O fato é que você pode sim estar sofrendo as dores de ter sido censurado por alguém em algum ponto de sua história. Segundo Napoleon Hill: “basta um segundo para se fazer uma censura, mas aquele que a recebe pode levar a vida inteira para esquecê-la.”   Se você não der outro significado para o que aconteceu, isso pode afetar a maneira como você se vê. Ao invés de buscar constante validação das outras pessoas, desenvolva seu autoconhecimento para ter mais entendimento sobre quem você é como indivíduo e como profissional. Assim saberá discernir entre o que é verdade sobre você e o que são mentiras que contaram para você. Quanto mais celebrar sua identidade, mais irá liberar seu potencial como pessoa.

3. Entenda que os seus erros não o definem.

O medo da crítica é proveniente de um entendimento deturpado do que é o erro. Erro é um comportamento. Quer dizer que você cometeu algo errado e não que você é errado. Muitas vezes ao errar, ao invés de entender como um desvio no comportamento, a pessoa desvalida sua identidade como ser. Isso é muito danoso para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

4. Crie novas experiências para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Crie novas experiências para si mesmo encarando de maneira diferente o medo da censura. Essas novas experiências podem ser alimentadas com crenças que empoderam, substituindo os paradigmas de incapacidade. Em nosso treinamento sobre como alavancar a vida profissional e liderança trabalhamos nas pessoas novas experiências, que apoiadas por uma nova perspectiva criam novas atitudes. Suas novas atitudes levam a novos comportamentos e ações. Essas diferentes ações lhe levarão a novos resultados. Experimente!

Deixe uma resposta

Eduardo Rodrigues criou o método de desenvolvimento humano denominado Inteligência C.R.E.S.C.E.R, caminho que tem como alvo seu crescimento e maturidade pessoal e profissional através do autoconhecimento. Saber acessar as dimensões do ser, do conviver e do fazer é fundamental para que você não viva pelo medo, mas firme e alicerçado nos 7 pilares de sua essência.

Cadastre-se na nossa newsletter e receba novidades: