fbpx

Desenvolvimento pessoal e profissional. Por onde começar?

Muitas pessoas me perguntam por onde começar quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional. Um dos grandes passos é enfrentar os medos, em especial o medo da crítica. Pelo medo de ser criticado, muitas vezes a pessoa não arrisca ou acaba por viver a vida de outrem. Consequentemente, ela não descobre o que realmente quer ou deseja. Quero caminhar com você em quatro passos muito importantes. Desenvolva-se e você vencerá o medo da crítica liderando sua vida pessoal e profissional.

1. Pare de ensaiar tragédias em sua mente

Quando a pessoa tem medo de ser criticada, ela começa a ensaiar tragédias na mente e não progride em seus esforços. Observe: eu não vou ser aprovado(a) por essa pessoa, eu vou ser  ridicularizado(a) pelo meu superior, eu vou falhar etc. Quando a pessoa só escuta os enredos que ela cria na mente, ela fica paralisada. Assim, ao invés de inovar, tentar e arriscar, a pessoa passa a imitar o outro. Ela vive dentro de padrões que outros estabelecem para ela. Ao invés de desenvolver o eu mais criativo e capaz, gerar inovação, o indivíduo passa a repetir padrões e pressupostos já ultrapassados pelo medo de ser criticado. Cuidado com as histórias que você conta para você mesmo.

2. Descubra sua verdadeira identidade

O fato é que você pode sim estar sofrendo as dores de ter sido censurado por alguém em algum ponto de sua história. Segundo Napoleon Hill: “basta um segundo para se fazer uma censura, mas aquele que a recebe pode levar a vida inteira para esquecê-la.”   Se você não der outro significado para o que aconteceu, isso pode afetar a maneira como você se vê. Ao invés de buscar constante validação das outras pessoas, desenvolva seu autoconhecimento para ter mais entendimento sobre quem você é como indivíduo e como profissional. Assim saberá discernir entre o que é verdade sobre você e o que são mentiras que contaram para você. Quanto mais celebrar sua identidade, mais irá liberar seu potencial como pessoa.

3. Entenda que os seus erros não o definem.

O medo da crítica é proveniente de um entendimento deturpado do que é o erro. Erro é um comportamento. Quer dizer que você cometeu algo errado e não que você é errado. Muitas vezes ao errar, ao invés de entender como um desvio no comportamento, a pessoa desvalida sua identidade como ser. Isso é muito danoso para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

4. Crie novas experiências para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Crie novas experiências para si mesmo encarando de maneira diferente o medo da censura. Essas novas experiências podem ser alimentadas com crenças que empoderam, substituindo os paradigmas de incapacidade. Em nosso treinamento sobre ser líder de si mesmo trabalhamos nas pessoas novas experiências, que apoiadas por uma nova perspectiva criam novas atitudes. Suas novas atitudes levam a novos comportamentos e ações. Essas diferentes ações lhe levarão a novos resultados. Experimente!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eduardo criou a metodologia CHEGA DE ANDAR EM CÍRCULOS para ajudar cada pessoa a descobrir sua janela de oportunidade e transformar as áreas da vida que não avançam. Nas organizações, a metodologia ajuda líderes a conquistarem o respeito da equipe e na mudança de mentalidade dos colaboradores para transições bem-sucedidas.

LIFEMARKING DESENVOLVIMENTO LTDA

Cadastre-se na nossa newsletter e receba novidades:

plugins premium WordPress