Como liderar uma equipe de trabalho

Como liderar uma equipe! Esse artigo é para você que se tornou um líder ou já o é por um bom tempo, mas quer melhorar sua liderança. Por vezes você se sente estagnado em sua liderança e  agora vem a pergunta: como liderar uma equipe? Para você gerenciar bem uma equipe, 4 aspectos são importantes. Daremos o nome a esses aspectos de atos de liderança. Segundo J. Robert Clinton todas as pessoas tem uma esfera de liderança e podem exercer esses quatro atos, mas líderes reais são os que constantemente colocam os quatro atos de liderança em ação. Para que você possa gerir bem uma equipe é importante que você possa exercer os atos de liderança de maneira frequente e eficaz. Seguem os quatro atos de liderança: seja um influenciador, tenha seguidores, exerça influência, gere mudança.

1. Seja influenciador

Para ser um líder a pessoa precisa ser o influenciador de uma ou mais pessoas. Ninguém é líder se não for um influenciador. Ele precisa ser um guia, um mentor, um conselheiro e ter as habilidades para ajudar outros a se perceberem e se desenvolverem como pessoas enquanto realizam suas tarefas.

2. Tenha seguidores

Para se ter um seguidor, algum tipo de impacto ou valor precisa ser gerado na pessoa. Ela precisa crescer com sua presença e com sua vida. Não é sobre fingir e manipular o outro, é sobre propor e viver transformação. As pessoas precisam ser transformadas pelas suas ações, seus passos e sua vida. Isso é aplicado para líderes e equipe, ou para líderes de um seguimento.  Se a marca tal é líder em um seguimento e tem seguidores é porque ela gera algum valor para o consumidor. Se uma pessoa tem seguidores é porque ela gerou alguma importância e relevância para o outro. Qual relevância você tem gerado para as pessoas?

3. Exerça influência

Segundo J. Clinton o ato de liderança "ocorre quando determinada pessoa influencia um grupo em termos de atos comportamentais ou de percepção, de modo que o grupo aja ou pense de forma diferente”. Exercer influência é levar o grupo a pensar e agir de uma maneira diferente. Vamos falar mais sobre mudança no próximo tópico, pois quero aqui pensar sobre 3 perguntas que ajudam líderes a desenvolver influência: O líder motiva a equipe? O líder inspira a equipe? O líder está ajudando o grupo a avançar? Sem essas ações é difícil gerar influência.

4. Gere mudança

Suas ações de liderança precisam ajudar as pessoas a pensarem de maneira diferente e agirem de maneira diferente. Para gerar mudança escute mais a sua equipe. Entenda o que ela está dizendo. Entenda o que eles não estão dizendo, pois muitas vezes alguns não se comunicam de maneira clara. A escuta é um primeiro passo para a mudança, pois o outro se sente respeitado no processo. 

Por vezes você se sente estagnado e se perguntou como liderar uma equipe de trabalho? Então seja um influenciador. Entenda que as pessoas precisam crescer com sua presença e com sua vida. Leve o grupo a pensar e agir de uma maneira diferente e prossiga gerando mudança! Em nosso treinamento sobre as  7 competências dos líderes de sucesso temos visto a melhora considerável  da influência dos líderes.  Eles estão deixando de focar somente nas tarefas, para também focar nas pessoas.

Desejo-lhe sucesso em sua caminhada como líder!

Forte Abraço

Eduardo Rodrigues

 

Deixe uma resposta

Eduardo Rodrigues criou o método de desenvolvimento humano denominado Inteligência C.R.E.S.C.E.R, caminho que tem como alvo seu crescimento e maturidade pessoal e profissional através do autoconhecimento. Saber acessar as dimensões do ser, do conviver e do fazer é fundamental para que você não viva pelo medo, mas firme e alicerçado nos 7 pilares de sua essência.

Cadastre-se na nossa newsletter e receba novidades: