Por que liderança é importante?
Há um mês fiz a pergunta a seguir em um de nossos treinamentos de liderança: Por que liderança é importante? As respostas foram as mais diversas e bem interessantes por sinal. O mundo precisa de líderes pois as pessoas precisam de direção, inspiração, suporte e ativação. Esses quatro pontos respondem nossa pergunta inicial: por que liderança é importante?
1. Líderes trazem direção
Liderança envolve o uso de poder, mas precisa ser uma maneira que gera dignidade e serviço aos liderados. Dirigir não é impor, mas conscientizar da importância e relevância da visão. Dirigir não é subjugar, mas entender como melhor servir os liderados para juntos alcançarem o objetivo proposto. Liderar é dirigir escutando as pessoas, as circunstâncias, as necessidades e oportunidades tendo discernimento do que precisa ser feito. Dirigir com discernimento é uma arte. Líderes que sabem discernir e decidir como equipe vão mais longe. Quer aprender a dirigir com discernimento quando sua equipe enfrentar um problema? Faça 3 perguntas:
A) “Qual é especificamente o problema que estamos tentando resolver?
B) Estamos estimulando o co-desenvolvimento? (desde o início envolver participantes para ajuda mútua e acessarmos a inteligência coletiva?)
C) É difícil melhorar o que não é profundamente compreendido! O que melhor precisamos fazer para melhor entender essa situação?
Líderes que facilitam essas reflexões e praticam exercícios de discernimento como esses, dividem o peso da liderança com a equipe e dirigem o grupo de maneira respeitosa e eficaz.
2. Líderes trazem inspiração
As pessoas precisam de inspiração, por isso necessitamos de líderes que inspiram. Inspirar é infundir sentimentos e emoções. Inspirar envolve animar, cativar, empolgar e entusiasmar alguém. É trazer vida e fascínio. Como aprender a inspirar? Pergunte-se: o que cativa a sua equipe? O que os energiza? Quais são suas fontes de entusiasmo e animação? Pergunte-se também com relação a si mesmo: o que me empolga e traz fascinação? Uma vez levantadas essas perguntas, caminharemos para maior entendimento da fonte motivadora das pessoas as quais lideramos. Não se esqueça de fazer a pergunta à si mesmo, assim você terá maior compreensão de sua própria fonte de motivação. Essa clareza lhe ajuda a caminhar na direção correta.
3. Líderes oferecem suporte
Oferecer suporte é ser apoio e assistência para a equipe. Muitas vezes o modo “cobrar resultados” é o que mais está ativo nas lideranças atuais. Pergunte-se a si mesmo sobre como melhor oferecer amparo e ajuda ao grupo. O próprio processo de buscar essas saídas para maior sustentáculo do grupo, pode ser muito relevante para o desenvolvimento de sua liderança. Líderes crescem ao serem canais de apoio ao grupo. Valores são revistos, crenças são substituídas e passos são reformulados. Faça um brainstorming com sua equipe e pergunte qual suporte está sendo necessário.
4. Líderes ativam
Ser um líder ativador envolve acessar o melhor das pessoas para fazer com que as coisas aconteçam. Quanto mais você escuta o outro, mais você entende sobre ele. O líder ativador precisa ouvir, ouvir e ouvir. Ao ouvir o outro você escuta suas paixões, lamentos, oportunidades e ameaças. Assim você pode ajudá-lo a acessar suas forças para reduzir suas fraquezas e ajudá-lo a transformar ameaça em oportunidade! Seja um líder ativador.
O mundo precisa de líderes! Seja canal de direção, inspiração, suporte e ativação. Em nosso treinamento as 7 competências dos líderes de sucesso temos percebido a transformação de simples gestores em líderes com maior eficácia e impacto! Coloque esses princípios em prática e seja um líder relevante!