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Como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas?

Como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas?

Todo líder tem o desejo de ver sua equipe mobilizando energia para alcançar o resultado proposto, mas nem sempre essa é uma realidade. Com as pressões e mudanças do dia a dia, muitas vezes a equipe não prospera. Fica então uma pergunta: como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas? Precisam haver 4 pilares

1)    Boa comunicação

É muito importante o grupo saber se comunicar. Muitas vezes os desgastes ocorrem, pois a comunicação está quebrada. Para desenvolver uma boa comunicação dois passos são importantes:

A) escutar para entender e não para responder. Muitas vezes as pessoas não escutam para entender o outro, elas escutam para logo dar um resposta. Não há compreensão do que foi dito ou das necessidades apresentadas.

B) checar compreensão para saber se o que foi dito foi compreendido e a maneira como foi compreendida. Não tenha vergonha de perguntar para a pessoa o que ela entendeu do que foi dito. Em diversas situações equipes se comunicam, mas não existe clareza se o que foi dito foi compreendido e se a maneira como foi dita foi a mais adequada. Pergunte: O que você compreendeu do que conversamos?

2)    Atuação eficaz

Atuação eficaz tem a ver com atitude. Fazer o que tem que ser feito. Fazer a coisa certa. Equipes de alta performance querem fazer e quando não estão se sentindo tão animados, eles topam o querer querer fazer. Eles sabem se recobrar dos desafios do dia a dia e tomar o rumo da atitude sem ficar paralisado. Equipes sem atitude olham para a adversidade e somente rumina o ocorrido. Equipes com atitude pensam no impacto positivo a ser criado apesar da adversidade. Qual será sua escolha como líder? Ruminar o ocorrido apenas, ou pensar no impacto positivo apesar da diversidade? A maneira como você lida com as adversidades será um fator crítico para alta ou baixa performance. Atitude é grande parte do processo. Faça o que tem que ser feito! Faça a coisa certa!

3)    Competências Essenciais

Cria-se times de alta performance tendo clareza das forças e das fraquezas da equipe. As forças são potencializadas para reduzir as fraquezas. A equipe conversa e descobre quais são as competências necessárias para fazer eficazmente. E quando não se tem as competências, essas equipes respondem à seguinte pergunta: a quem precisamos recorrer? Ao invés da estagnação, eles vão de encontro das possibilidades. Levante quais são as forças e fraquezas de sua equipe. Estimule o grupo a pensar como as forças podem mitigar as fraquezas.

4)   Focadas em conexão além do resultado

Um time de alta performance é focado em resultados, mas não somente. Uma equipe madura sabe que manter a alta performance 100% do tempo é um desafio e uma falácia. Eles sabem que os desafios batem à porta e que a pressão surge, por essa razão eles não somente focam nos resultados, mas em primeiro lugar nas conexões. Conexão consigo mesmo e com o outro. Alta performance envolve administrar pensamentos e sentimentos negativos, frustração e desafios. Esses times estabelecem práticas saudáveis para ouvir um ao outro e recobrar dos desafios do dia a dia. Eles compartilham como se sentem, mas são maduros para não serem dominados pelo sentimento negativo. Quais práticas você como líder tem desenvolvido com a equipe para maior conexão?

Aristóteles disse: “você é o que você repetidamente faz.” Quer elevar sua equipe para um próximo nível? Pratique as dicas acima para a boa comunicação, para a mentalidade de fazer o que tem que ser feito, levante as forças de sua equipe para reduzir as fraquezas e crie espaços e dinâmicas de muita conexão.  Em nosso treinamento Os 7 comportamentos de líderes e profissionais de sucesso temos percebido a transformação de simples gestores em líderes de alta performance. Coloque esses princípios em prática e seja um líder relevante!

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Eduardo criou a metodologia CHEGA DE ANDAR EM CÍRCULOS para ajudar cada pessoa a descobrir sua janela de oportunidade e transformar as áreas da vida que não avançam. Nas organizações, a metodologia ajuda líderes a conquistarem o respeito da equipe e na mudança de mentalidade dos colaboradores para transições bem-sucedidas.

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