Dar feedback pode ser um desafio! A pessoa que está entregando pode utilizar uma abordagem grosseira e quem está recebendo pode ser fechar para o que está sendo dito. Um estudo realizado pela Insperiência, por meio de data analytics chegou a conclusão que 50% dos líderes não sabe a forma correta de dar feedback à sua equipe. O levantamento apontou que 61% dos líderes dão feedback somente quando o colaborador está apresentado um comportamento que não condiz, logo tem-se a ideia que feedback é só para corrigir ações erradas. O que não é verdade! Feedback é para crescimento e consciência.
1) Gere um ambiente de autoconsciência no feedback
Ao invés de sair dizendo o que pensa apenas, gere autoconsciência através de duas perguntas:
· Fulano, o que percebe que tem feito bem?
· O que precisa melhorar?
Há duas semanas eu conversava com um líder de equipe. Ele preparou uma reunião para dar um feedback, mas antes disse: fulano, o que você está fazendo bem? Ouviu o que estava sendo dito e depois perguntou: O que precisa melhorar? A pessoa mencionou exatamente o que ele iria endereçar no feedback. Evitou um desgaste, pois veio da pessoa. O ambiente ficou leve e cheio de motivação. Então pergunte: O que vê está fazendo bem? O que sente que precisa melhorar?
2) Ataque o fato e não a pessoa.
Observe dois cenários: Cenário número um: Você diz assim: João estou observando as entregas e percebo que sua produtividade caiu. Cenário número dois: João você não é comprometido. No exemplo dois você ataca a pessoa e não o fato. Foque no fato e não na interpretação que você dá fato. Ataque o fato e não a pessoa.
3) Evite a pergunta Por que
Caminhe comigo. Qual seu sentimento quando você ouve as duas abordagens: “porque você não completou a tarefa” versus “quais os fatores que te levaram a não concluir a tarefa?” O Por que tende a colocar a pessoa na justificativa e defensiva, enquanto que a pergunta “quais fatores” faz a pessoa olhar para os fatos sem ficar se justificando.
Precisa dar feedback? Gere um ambiente de autoconsciência, ataque o fato e não a pessoa e substitua porque por quais fatores. Em nosso treinamento seja líder de si mesmo e lidere com confiança, os participantes aprendem como encarar o medo e ter conversas relevantes com sua equipe para maior transformação e resultados. Lembre-se 50% dos líderes não sabe a forma correta de dar feedback à sua equipe, com certeza você não irá fazer parte dessa estatística.