fbpx

Como lidar com o caos da COVID-19

Estamos no meio de uma crise com a expansão da COVID-19. Muitas pessoas estão ficando paralisadas com todos os acontecimentos. Outras pessoas não estão levando à sério os avisos de reclusão para evitar o alastramento da pandemia. Os dois comportamentos são preocupantes. O primeiro é fruto de estagnação e o segundo alienação. Acredito sim que precisamos de um tempo para refletir sobre o que vamos fazer em situações como essa. Parar e pensar é muito importante, entretanto acredito também que já está na hora de planejar, preparar e executar algumas ações no meio da incerteza, caso contrário pequenos negócios vão parar, famílias vão sucumbir ao isolamento, medo e pressão. Observe abaixo algumas ações que podem ser tomadas como resultado de reflexão.

1. Encontre outros empresários virtualmente

Agrupe online donos de pequenos negócios para gerar possibilidades e não ficarem só pensando nas dificuldades e tragédia. Acesse outros empresários e verifique quais desafios, saídas, ideias e ações pode ser pensando em conjunto para redução dos impactos.

2. Sirva alguém mais vulnerável

Servir os mais vulneráveis e sem recursos com campanhas para aquisição e doação de itens básicos para evitar o alastramento da pandemia como cestas básicas, sabão e álcool em gel. Consulte um amigo sobre alguma casa de cuidado com crianças ou idosos.  

3. Fique atento aos do grupo de risco

Sirva alguém do grupo de risco com as compras do supermercado ou compras dos utensílios básicos.

4. Mantenha-se conectado

Promova encontros online para sociabilização, redução da ansiedade e isolamento

5. Influencie

Seja um influenciador na manutenção do isolamento responsável

6. Seja um catalisador de mudança

Reúna-se online com um grupo de amigos ou comunidade para levantar ideias de como ser um catalisador de mudança mantendo as práticas de isolamento, mas sendo uma presença enriquecedora na vida uns dos outros. Tenha ideias e pequenas ações que pode tirá-lo da estagnação.

Viva em comunidade online neste momento. Respeite os decretos de isolamento. Isso é crucial para sua saúde e saúde de outros, por isso ainda hoje:

 

  1. Entre em contato com alguém para explorar novas ideias
  2. Rabisque alguns planos e dê um pequeno próximo passo
  3. Aprenda novas habilidades
  4. Viva comunidade online com alguém ou algum grupo para sair do isolamento
  5. Liste dois passos claros sobre como ser uma presença enriquecedora na vida de alguém

Não são e não serão dias fáceis. Pare de projetar tragédia e dê um passo de ação. Não estou dizendo para você não ser prudente, estou dizendo para deixar de ficar estagnado ensaiando tragédias na mente ou alienado achando que essa pandemia não é nada! C.S LEWIS disse: “A sensação de crise de qualquer tipo é essencialmente transitória. Os sentimentos vêm e vão, e, quando vêm, pode-se fazer um bom uso deles – eles não podem ser nossa dieta espiritual regular. O importante não é que devemos sempre temer (ou esperar) o Fim, mas devemos sempre lembrar dele, sempre levá-lo em conta. Uma analogia sobre isso pode ajudar. Um homem de setenta anos não precisa estar sempre sentindo (muito menos falando) sobre a morte que se aproxima, mas um homem sábio de setenta anos deve sempre levar isso em consideração.” É para isso que te convido: “os sentimentos vêm e vão, e, quando vêm, pode-se fazer um bom uso deles”. Vamos fazer bom uso dos sentimentos de incerteza do hoje para ser uma presença que enriquece a vida das pessoas ao nosso redor!

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar
    Informações

    Excelente artigo!

    1. Eduardo Rodrigues
      Eduardo Rodrigues

      Obrigado pelo retorno Fabiana!

Deixe uma resposta

Eduardo Rodrigues criou o método de desenvolvimento humano denominado Inteligência C.R.E.S.C.E.R, caminho que tem como alvo seu crescimento e maturidade pessoal e profissional através do autoconhecimento. Saber acessar as dimensões do ser, do conviver e do fazer é fundamental para que você não viva pelo medo, mas firme e alicerçado nos 7 pilares de sua essência.

SRTVS Quadra 701  Bloco “O” loja 03

Asa Sul – CEP 70340-000 – Brasília – Brasil

 

(61) 3037 – 5002 | (61) 9.8364-1539

Cadastre-se na nossa newsletter e receba novidades: